Sociedade Bíblica de Portugal

Países e povos

+Bíblia
Amon e os Amonitas

Os amonitas eram os habitantes do reino de Amon, situado a leste de Israel, com Rabat-Amon como capital. Os amonitas estavam ligados aos israelitas pelo sangue e a sua língua não era muito diferente do hebraico. Entraram em vários conflitos com os israelitas, e por esta razão não têm boa reputação na Bíblia. Em Génesis 19:30-38, por exemplo, conta-se a história do seu patriarca Benami e da sua concepção incestuosa por meio de Lot e das suas filhas.

+Bíblia
Ártemis

Na XtopicX_493_mitologia grega, Ártemis é a deusa da caça e da lua, e a governante dos animais selvagens. Em latim, o nome dela é Diana.

+Bíblia
Astarté

Astarté, ou Astaroth (ARC), é o nome de uma deusa cananeia que era adorada em grandes partes do antigo Oriente Próximo. Nas cidades de Tiro e Sídon, ela era a deusa mais importante. Os israelitas também estavam familiarizados com ela. 

+Bíblia
Baal

Baal é o nome de um dos deuses cananeus mais conhecidos. Foi adorado em vastas regiões do Antigo Oriente Próximo. A Bíblia indica que ele também era um deus popular entre os israelitas.

+Bíblia
Bel

Bel é outro nome para o deus Merodaque. Era o deus protetor da cidade da Babilónia.

+Bíblia
Camós

Camós era o deus nacional de Moab. Os moabitas acreditavam que ele os protegia e os ajudava na batalha.

+Bíblia
Deuses de outras Nações

No Antigo Testamento, são mencionados com regularidade nomes de deuses estranhos, deuses que não são o Deus de Israel. Veja mais acerca disto: 

+Bíblia
Deuses dos Moabitas, Amonitas e Filisteus

Os vizinhos de Israel – os moabitas, amonitas e filisteus – serviam diferentes deuses. Os seguintes nomes são mencionados no Antigo Testamento:

+Bíblia
Dice

Na religião grega, Dice é o nome da deusa da justiça. Esta deusa aparece na Bíblia em Atos 28:4, onde é chamada de “destino”.

+Bíblia
Dióscuros

Na mitologia grega, os Dióscuros eram dois semi-deuses, chamados Castor e Pólux. Eram filhos do deus supremo dos gregos, Zeus.

+Bíblia
Epicuro

Epicuro foi um filósofo grego (342-270 aC), que fundou uma famosa escola de filósofos. O livro de Atos menciona pessoas que eram seguidoras da sua filosofia.

+Bíblia
Estoicismo

O estoicismo é a doutrina dos estóicos, que seguiam as ideias da escola filosófica de Zenão, fundada por volta de 300 aC. Os adeptos dessa filosofia são mencionados no livro de Atos.

+Bíblia
Faraó

A palavra faraó significa "casa grande" ou "palácio". A partir do século XV a.C., tornou-se o nome do rei do Egito.

+Bíblia
Gádara
+Bíblia
Hermes

Hermes é o nome de um deus grego, filho de Zeus e meio-irmão de Apolo. Era visto como um deus que proporcionava felicidade e fertilidade. Era o patrono dos ladrões e comerciantes e o deus da eloquência. Era também o mensageiro dos deuses.

+Bíblia
Judeus

A palavra "judeu" é usada de diferentes maneiras. O nome "judeu" é derivado de Judá, um dos filhos do patriarca Jacob. É usado:

+Bíblia
Levante

Levante é o nome dado à área ao longo da costa leste do Mar Mediterrâneo, entre a Anatólia (Turquia) e o Egito. Esta área compreende os países atuais de Israel, Síria, Jordânia, Líbano, Chipre e parte do sul da Turquia. O termo é usado especialmente no contexto da arqueologia e da história.

+Bíblia
Merodaque

Merodaque era o deus protetor da cidade da Babilónia. O seu nome aparece apenas uma vez na Bíblia.

+Bíblia
Milcom

Milcom era um deus dos amonitas. Provavelmente, era um dos deuses do reino dos mortos, e representava um papel no culto aos mortos (veneração dos mortos).

+Bíblia
Moab e Israel

A Bíblia regista vários conflitos entre Moab e Israel. Há uma inscrição moabita que também regista uma guerra entre os dois povos.

+Bíblia
Moab e os Moabites

Moabitas é o termo para os habitantes da terra de Moab. O seu território ficava entre os rios Arnon e Zered, no oeste do atual Jordão. Este povo estava intimamente relacionado com os israelitas. A sua língua diferia pouco do hebraico e a conceção do seu deus tribal Camós é, em alguns aspetos, uma reminiscência da antiga religião israelita.

+Bíblia
Monte dos porcos
+Bíblia
Nisseroc

Nisseroc é o nome de um deus mencionado em 2 Reis 19: 37. Afirma-se que ele é o deus do rei assírio Senaqueribe. Quando Senaqueribe vai adorar Nisseroc no templo do deus, ele é assassinado pelo seu próprio filho.

+Bíblia
Os Reis dos Vizinhos de Israel

Além dos reis de Israel e Judá, a Bíblia também menciona os reis das nações vizinhas. O faraó do Egito é frequentemente mencionado, mas os reis dos filisteus, Moab, Edom, Amom e Aram também desempenham um papel importante.

+Bíblia
Rainha dos Céus

Em Jeremias 7:18 e 44:17-18 é-nos dito que as mulheres judias coziam bolos e queimavam incensoà "rainha dos Céus". Apresentavam-lhe também ofertas de vinho . É provável que esta rainha dos céus seja uma referência à deusa Astarté.

+Bíblia
Reis das Potestades

No antigo Oriente Próximo,várias grandes potências desempenhavam um importante papel: os assírios, os babilónios e os persas. Todos estes tinham um rei.

+Bíblia
Religião Grega

Como a maioria das outras  religiões da antiguidade, a religião grega era politeísta: havia muitos deuses diferentes. Os exemplos de deuses gregos são: Apolo, Artémis, Hermes e Zeus (o deus mais importante do panteão). Os deuses eram adorados de várias maneiras, conforme a região. Ganhavam vida em histórias (mitos) que eram transmitidas de geração em geração.

+Bíblia
Religião Grega no Período Helenístico

Após as conquistas de Alexandre, o Grande, a religião grega passou por várias mudanças, ficando cada vez mais sob a influência das ideologias de outros povos.

+Bíblia
Tamuz

Tamuz era o deus das plantações e colheitas na religião mesopotâmica. Acreditava-se que o deus morria quando as plantas murchavam, e que voltava à vida na primavera, quando brotava de novo o verde.

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.20.14
Siga-nos em: