Sociedade Bíblica de Portugal

Messias

Messias é uma palavra derivada do termo hebraico mashiah. Quer dizer “o ungido” e é representado no português com a palavra ”messias”. A palavra grega para  “messias” é christos, ou “Cristo” em português. No Novo Testamento, este título é dado a Jesus. Nas primeiras  comunidades cristãs, “Cristo” era também o outro nome usado para Jesus, como é ainda o caso hoje em dia. 

Expetativas quanto ao Messias

No tempo de Jesus, os judeus esperavam um messias. Este deveria pôr fim à ocupação romana e restaurar o reino de Israel. Os discípulos de Jesus e o povo pensavam que era possível que ele fosse este messias. Assinalamos dois eventos que poderão ter desempenhado um papel importante nesta expetativa:

  • a entrada em Jerusalém;

  • a expulsão dos vendilhões do templo.

No final, Jesus não cumpre com as expetativas que o povo judeu tinha do messias por quem esperavam, mas os seus seguidores continuaram a crer que ele era o messias. 

Reconhecimento de que Jesus era o Messias

A convicção de que Jesus era o messias espalhou-se rapidamente depois da sua morte. Para isto contribuiu a crença na resurreição. A vida e morte de Jesus, e a sua ressurreição foram vistas como o cumprimento das antigas expetativas. À luz dessa crença, toda a vida e obra de Jesus foram vistas como messiânicas.

Cristo como um nome

O título messias (christos em grego) está tão fortemente ligado à pessoa de Jesus, que Cristo se tornou como um modo geral de o referir, fazendo assim com que o significado original da função se tenha secundarizado.

Cristo e os cristãos

A palavra “cristãos”, derivada de “Cristo”, tornou-se no termo usado para referir os seguidores de Jesus. De acordo com o livro de Atos, este termo foi usado pela primeira vez nos meados do século I d.C.

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.16.20
Siga-nos em: