Sociedade Bíblica de Portugal

Filho de David

Por volta do início da era comum, uma certa porção dos judeus esperava um descendente de David. Este restauraria o reino original de Israel. O título «filho de David» está ligado ao aspeto político do conceito de messias. Alguns dos seus seguidores viam Jesus como o filho de David por causa do que ele dizia e fazia. 

Jesus, parente do rei David

A genealogia de Jesus (em Lucas 3:23-38 e Mateus 1:2-17) mostra, entre outras coisas, de que modo Jesus descendia de David. Podemos encontrar uma referência precoce a isto em Romanos 1:3. 

O título «Filho de David» nos evangelhos

Em Marcos 12:35-37, a ascendência davídica de Jesus não é assim tão importante. Os títulos “Messias” e “Senhor” são mais importantes do que “filho de David”. Ainda assim, o título de “filho de David” é usado para Jesus nos Evangelhos: 

  • Para Lucas, Jesus cumpre a promessa do Messias que haveria de surgir da casa de David (ver, por exemplo, Atos 13:22-23).
  • Em Mateus, o título “Filho de David” desempenha um importante papel. Jesus já é chamado “filho de David” na introdução à sua genealogia em  Mateus 1:1. Jesus também é chamado por este título, por exemplo, nos relatos de milagres. 
  • No evangelho segundo João, a ascendência terrena de Jesus tem menos importância. A única coisa que conta é a sua ascendência celestial. No escrito cristão primitivo  “a epístola de Barnabé” chega-se mesmo a negar a sua descendência de David, tendo muito mais ênfase o facto de Jesus ser o filho de Deus (Barnabé 12:10).

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.16.20
Siga-nos em: