Sociedade Bíblica de Portugal

Oferta de Paz

A oferta de paz era uma oferta voluntária. Uma grande parte da carne dessa oferta era comida pelo sacerdote e pelos que a traziam.

As regras para esta oferta podem ser encontradas em Levítico 3.

Quando era feita esta oferta?

A oferta de paz tinha um papel importante quando se queria assinalar uma comemoração ( 1 Samuel 11: 15). Uma parte importante do ritual de oferendas era uma refeição comunitária ( Deuteronómio 27: 7).

 

A oferta de paz também costumava ser uma oferta de ação de graças.

A oferta de paz

A oferta de paz pode ser um touro ou uma vaca, ovelha ou cabra. Pode ser um animal macho ou fêmea, desde que não tenha manchas.

 

O sangue do animal tinha de ser aspergido nas laterais do altar. A gordura do animal sacrificado era queimada diante de Deus, enquanto que a maior parte da carne era destinada aos sacerdotes. O resto iai para aqueles que tinha trazido a oferta pacífica. Era comido numa refeição comunitária.

A oferta de paz como ação de graças

Quando a oferta de paz erai feita para agradecer a Deus, também tinham de oferecer pães. Nessa ação de graças, havia pães asmos grossos e finos, pães grossos de farinha de trigo fina e pão fermentado. Tinham de guardar um de cada tipo para o  sacerdote. Os outros pães eram queimados no altar.

As ofertas de ação de graças tinham de ser comidas no dia em que eram feitas.

 

Passagens bíblicas relacionadas

Levítico 3

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.16.20
Siga-nos em: