Sociedade Bíblica de Portugal

Oferta Queimada

A oferta queimada era a mais comum das ofertas. O nome “holocausto” indica que o animal inteiro tinha sido queimado e reduzido a nada. Era um presente para Deus com um cheiro delicioso. As regras para esse tipo de oferta podem ser encontradas em Levítico 1.

Quando era trazido esse tipo de oferta?

O holocausto era uma oferta voluntária. Poderia ser uma expiação pelos pecados, no entanto as ofertas queimadas eram frequentemente trazidas sem que houvesse uma razão óbvia.

Inicialmente, qualquer pessoa poderia oferecer uma oferta queimada em qualquer lugar. Mas depois que o povo de Israel conquistou Canaã, ficaram restritas à tenda do encontro e depois ao templo.

Que tipo de animais eram oferecidos?

Podia ser um touro, uma ovelha ou uma cabra. Tinha de ser um animal macho, sem manchas. Também poderia trazer-se um pássaro como oferta queimada.

A pessoa que trazia a oferta tinha de levar o animal ao santuário e matá-lo lá. O sacerdote tinha de derramar o sangue nas laterais do altar. Então a cabeça do animal, a carne e a gordura dos rins eram queimadas. O sacerdote lavava as patas e as entranhas, que também eram queimadas.

 

 

Passagens bíblicas relacionadas

Levítico 1

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.16.16
Siga-nos em: