Sociedade Bíblica de Portugal

Templos no Tempo de Salomão

O templo em Jerusalém desempenhava um papel importante na adoração ao Deus de Israel. O primeiro templo em Jerusalém foi provavelmente construído pelo rei Salomão por volta do século X a.C. O livro 1 Reis 6-7 tem uma descrição detalhada deste templo de Salomão. Esta descrição aparece de novo em 2 Crónicas 3-4. numa versão ligeiramente alterada. O primeiro templo foi destruído em 586 a.C. durante a conquista de Jerusalém pelos babilónios.

Fontes arqueológicas

A Bíblia descreve o aspeto do templo de Jerusalém, mas não há fontes externas sobre este tópico. Todavia, foram encontradas ruínas de um certo número de templos na Síria, construídos por volta da mesma data. O mais importante destes achados encontra-se  em 'Ain Dara, no norte da Síria, e em Tell Ta'yinat, no sudeste da atual Turquia. Estes templos mostram muitas semelhanças com a descrição do templo de Jerusalém. 

É provável que o projeto do templo de Salomão fosse consentâneo ao dos templos construídos segundo a tradição cananeia e síria, por volta do ano 1000 a.C., que também está em linha com o relato de 1 Reis 5:1-18 em que Salomão pede ajuda ao rei Hiram de Tiro, na Fenícia, para terminar a obra. 

Semelhanças com outros templos

As semelhanças entre as descrições do templo de Jerusalém e as escavações feitas nos templos de 'Ain Dara e de Tell Ta'yinat são:

  • O templo de Jerusalém estava subdividido em três áreas que se dispunham uma após a outra: um pátio, um grande átrio e uma sala na parte posterior.
  • A sala posterior era o lugar mais importante: era aqui que habitava a divindade. Em 'Ain Dara, esta sala estava elevada numa plataforma, e é possível que também fosse este o caso no templo de Jersalém. Isto explicaria o facto desta sala posterior estar num nível mais baixo do que o átrio que a antecede.
  • De cada lado da entrada para o templo havia duas colunas. As colunas do templo de Salomão chamavam-se  Jaquin e Booz.
  • Os templos eram decorados com pinturas e com estátuas de querubins e plantas.
  • Havia o altar do incenso à entrada do templo.
  • Havia bacias ligadas à prática do culto, dentro ou à volta do templo.
  • Em 'Ain Dara, havia salas em três das laterais do templo, tal como na descrição do templo de Salomão.

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