Filho de Deus no Antigo Testamento
No Antigo Testamento, o rei
Filho de Deus no Egito
No terceiro milénio aC, a expressão "filho de Deus" era conhecida no Egito. Era usada para indicar que o faraó era um rei divino. Havia também mitos acerca do faraó como o filho literal de um deus.
Rei de Israel como filho de Deus
Na antiga Israel, o rei é mencionado como o filho de Deus de maneira semelhante à do Egito. A semelhança, no entanto, limita-se à imagética usada , já que a diferença é que não há menção a qualquer tipo de mitos. Em Salmos 2: 7, por exemplo, diz-se que o rei foi levantado por Deus. Isto aponta para a ascensão ao trono e não tanto para as origens divinas do rei. A filiação não é uma questão de descendência, mas de reconhecimento da eleição por Deus.
Outros filhos de Deus
Na literatura judaica, o termo "filho de Deus" não é usado apenas para o rei. Também é usado para profetas, para todo o povo de Israel e para pessoas piedosas:
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em Jeremias 1: 5 a palavra "filho" não é usada, mas tem-se em vista a mesma ideia: o profeta} } é descrito como filho de Deus. Assim, o profeta toma para si um título que é dado principalmente ao rei.
- A idéia de “filho de Deus” também é usada pelo povo de Israel como um todo, por exemplo em Oseias 11: 1, “e desde o Egito chamei-o por filho.” Nos primórdios do judaísmo, o termo “filho de Deus ” também era usado para os justos (por exemplo, em Sabedoria de Salomão 2: 18)