Sociedade Bíblica de Portugal

Ídolos Domésticos

Os ídolos domésticos (terapim em hebraico) eram estatuetas de deidades familiares que se dizia protegerem a família.

Ídolos domésticos

As divindades domésticas eram consideradas ancestrais falecidos. Na religião do antigo Oriente Próximo, era importante ter um bom relacionamento com os ancestrais. Tinham de ser cuidados e honrados e, em troca, fariam algo pelos vivos. Poderiam interceder pelas pessoas perante os deuses (superiores) ou comunicar as decisões dos deuses ao povo.

Uso dos ídolos domésticos

As estatuetas das deidades familiares eram provavelmente usadas na adivinhação, ao consultarem-se os espíritos dos mortos e ao prever o futuro. Também eram parte das cerimónias religiosas feitas em casa. As estatuetas eram usadas para pedir conselhos aos deuses.

Ídolos domésticos na Bíblia

Os terapim são mencionados quinze vezes na Bíblia, principalmente em passagens que condenam o uso de ídolos (por exemplo {1 Samuel 15: 23). Estes são alguns dos outros textos conhecidos nos quais são mencionados os terapim:

  • Génesis 31: 19-35 conta a história de como Raquel rouba os deuses da família de Labão e esconde-os debaixo da sua sela. De acordo com alguns exegetas, Raquel fez isso porque queria impedir Labão de usar o seu terapim para descobrir para onde Jacob tinha fugido.
  • Além das vestes sacerdotais, Miqueias, o sacerdote efraimita, mandou fazer alguns ídolos, em Juízes 17: 4-5, para colocar no seu templo.

1 Samuel 19: 13-16 conta a história de Mical, que engana os homens que perseguem o seu marido David, escondendo uma estatueta de um ídolo doméstico debaixo do cobertor da cama. Mical diz aos perseguidores que David está doente, na cama. Aparentemente, aquela era uma estatueta de tamanho bastante considerável. 

Passagens bíblicas relacionadas

Génesis 31.19 Juízes 17.4 1 Samuel 19.13

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.16.16
Siga-nos em: