Sociedade Bíblica de Portugal

Pedra Sagrada

Na Israel antiga, uma pedra sagrada era uma pedra que as pessoas colocavam num local importante, geralmente para fins religiosos.

A pedra sagrada era colocada na posição vertical, como um poste ou um pilar. O termo é tradução do hebraico matseva. É também aqui que a palavra “masseba” vem, outra maneira de referir uma pedra sagrada.

Funções diferentes

O uso de pedras sagradas é algumas vezes rejeitado na Bíblia, e outras vezes é permitido. Em grande parte, isto provavelmente dependeria da finalidade precisa para a qual a pedra era usada:

  • para o culto de ídolos;
  • para adoração a Deus;
  • como sinal de um contrato;
  • como um memorial.

Um objeto religioso proibido

A maioria dos livros da Bíblia, especialmente os livros de Reis e os da Lei, menciona a pedra sagrada em conexão com a adoração de ídolos. Também há menção frequente a uma achera no mesmo texto, um altar e / ou uma estátua de um deus. Segundo a Bíblia, houve vários reis que estabeleceram pedras sagradas no território. Dizem-nos que o rei Ezequias ( 2 Reis 18: 4) e o rei Josias ( 2 Reis 23: 14) removeram as pedras sagradas de Israel.

Em todos esses textos, a edificação de pedras sagradas é estritamente condenada. Segundo os autores bíblicos, esta prática religiosa foi uma das razões pelas quais o povo de Israel foi levado para o exílio ( 2 Reis 17: 10).

Um objeto religioso permitido

Gênesis 28: 18 nos diz que Jacob ergueu uma pedra sagrada em Betel como um sinal de que Deus havia aparecido para ele ali. A passagem da Bíblia não diz nada de negativo sobre isso.

Um sinal de contrato

Em Génesis 31: 45 Jacob colocou uma destas pedras como sinal do contrato entre ele e Labão.

Em Êxodo 24: 4 mencionam-se doze pedras que simbolizam as tribos de Israel. Foram colocadas por Moisés como parte do acordo estabelecido na aliança entre Deus e o povo. 

Um memorial

Finalmente, em várias passagens da Bíblia, a pedra sagrada tem a função de ser um monumento ou memorial. Assim, Jacob coloca uma pedra no túmulo da sua esposa Raquel ( Génesis 35: 20). E Absalão erige um monumento no vale do rei, por não ter filho a quem passar o seu nome ( 2 Samuel 18: 18).

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.16.16
Siga-nos em: