Sociedade Bíblica de Portugal

Mamon

Na Bíblia, "mamom" é uma referência ao dinheiro ou à riqueza, que se pode tornar num ídolo para as pessoas.

O que significa Mamon?

Mamon provavelmente vem da palavra aramaica mamona (ou do hebraico mamom), que significa "dinheiro", "propriedade", "lucro" ou "riqueza". Originalmente, a palavra tinha um significado neutro, mas em fontes judaicas posteriores as suas conotações tornaram-se cada vez mais negativas.

Mamom na Bíblia

A palavra “mamom” ocorre quatro vezes na Bíblia, sempre nas palavras de Jesus:

  • em Mateus 6: 24 e Lucas 16: 13 Jesus parece ver mamom como uma força maligna de quem nos podemos tornar escravos, ou mesmo um deus que pode ser adorado: “Nenhum servo pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer a um e amar ao outro ou se há de chegar a um e desprezar ao outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.”(a Tradução da Bíblia Para Todos diz“ dinheiro ”em vez de“ mamom ”).
  • Lucas 16: 9-11 fala de um injusto mamom. Mamom é chamado de "injusto" porque os bens e dinheiro são frequentemente adquiridos de maneira inadequada. Jesus, no entanto, incentiva os seus discípulos a usarem o dinheiro precisamente para amar os outros e, assim, servir a Deus.

Mamon na literatura cristã posterior

Nos textos cristãos posteriores, mamon é às vezes descrito como um demónio. A personificação das “riquezas” provavelmente baseia-se em Lucas 16: 13. Lá, Mamom é descrito como o oposto de Deus e preferido pelos que o têm como "mestre".

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.20.14
Siga-nos em: