Sociedade Bíblica de Portugal

A Oração do Pai Nosso: Conteúdos

A oração do Pai Nosso é uma passagem bem conhecida da Bíblia. Na primeira parte, a ênfase está principalmente em honrar a Deus, enquanto que na segunda, lida com as ações dos indivíduos.

Diferentes Interpretações

Na literatura académica, há alguma discussão sobre o conteúdo da Oração do Pai Nosso O conteúdo encaixa com a religiosidade judaica geral na época de Jesus, ou é específico da teologia de Jesus?

 

Mesmo que essa pergunta pudesse ser respondida, ainda haveria muitas maneiras de interpretarmos essa oração. Pode ser vista sob um ângulo político, um ângulo escatológico ou um ângulo pessoal.

A Oração do Pai Nosso em duas partes

A primeira parte da oração concentra a atenção em Deus como pai, enquanto que a segunda parte é sobre as pessoas:

  • Na primeira secção, a oração pela vinda do reino de Deus desempenha um papel importante. É pedido a Deus que estabeleça o Seu reinado.
  • A segunda parte começa com o pedido "o pão nosso de cada dia dai-nos hoje". Pão representa toda a comida de que uma pessoa precisa para sobreviver. Importa ressaltar que o pedido é para o pão de hoje. A oração ensina-nos a sermos humildes. Isto encoraja-nos  a não pedir mais do que é necessário num dado momento para sobreviver (ver também Mateus 6: 25-27).

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.16.20
Siga-nos em: