Sociedade Bíblica de Portugal

Amén

Amén é uma palavra hebraica que significa "na verdade" ou "" verdadeiramente ", e deriva do verbo amen, que significa" ter fé "e" ser confiável ". Amén é usado na Bíblia como uma exclamação: após uma oração, juramento ou louvor, as pessoas que escutam dizem “amén” em voz alta para afirmar que estão de acordo.

Amén como resposta a uma ordem

Quando o rei David ordena em 1 Reis 1: 36 que se faça de Salomão rei, Benaías, um dos comandantes de David, responde com “amén”, indicando que cumprirá a ordem de Davi.

Amén como juramento

Em Deuteronómio 27: 15-26 é mencionada uma quantidade de maldições que Deus trará sobre os israelitas se eles não cumprirem os seus mandamentos. Os levitas devem proferir essas maldições em voz alta, e as pessoas devem responder a cada maldição com “amén” ("assim seja", na BPT). Dessa maneira, todos os que desobedecerem aos mandamentos de Deus amaldiçoam a si mesmos.

Amén como resposta a louvor

Quando um líder ou sacerdote louvava a Deus, a congregação respondia com "amén" ( 1 Crónicas 16: 36). Esse "amén" também podia ser encontrado em Salmos: vários Salmos de louvor terminam com "amén" (veja, por exemplo, Salmo 41: 13 e Salmo 72:19 ).

Amén no final de uma oração

Quando um homem dizia uma {topic_137_oração, a sua esposa poderia juntar-se a ele dizendo “amén” no final ( Tobias 8: 8). Esta é a origem da tradição posterior, de concluir a nossa própria oração com "amén".

Amén no Novo Testamento

No Novo Testamento, “amén” ocorre no final da oração, bençãos e louvor, e como resposta às promessas de Jesus. Além disso, Jesus precede as suas próprias declarações com “amén” (ver, por exemplo, Mateus 5: 18, Mateus 5: 26 e Mateus 6: 2). , este "amén" inicial foi traduzido como "eu vos digo" ou "em verdade vos digo").

Traduções de amén

Na tradução da Bíblia Para Todos, a expressão geralmente é traduzida como "amén", mas por vezes surgem frases como "assim seja!" ( 1 Reis 1: 36), "Sim" ( Jeremias 11: 5), "Eu vos digo" (veja acima).

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.16.20
Siga-nos em: