Sociedade Bíblica de Portugal

Filho e Filha

As palavras "filho" e "filha" em hebraico indicam em primeiro lugar um relacionamento familiar direto, como em português. 

Significado mais amplo

As palavras também podem ser usadas num sentido mais amplo: para o habitante de uma cidade ou país, para alguém que faz parte de um grupo específico ou para descendentes do mesmo antepassado.

Os filhos eram mais importantes que as filhas

Na sociedade patriarcal dos tempos bíblicos, os filhos eram mais importantes que as filhas. Isto porque tudo decorria da linha masculina. Assim, mesmo após o casamento, os filhos homens continuavam a viver com a família. Poderiam, assim, cuidar dos pais. Uma filha iria morar com a família do marido. 

Pelo facto de as filhas só poderem herdar se não houvesse filhos, podemos verificar que as filhas eram vistas como menos importantes que os filhos. A pessoa mais importante de uma família era o filho primogénito. Recebia uma parte dupla da herança: os direitos de primogenitura.

Filho de Deus

O termo "filho de Deus" é usado tanto no Antigo como no Novo Testamento. No Antigo Testamento, o título Filho de Deus é usado, por exemplo, para diferentes reis. Podemos encontrar um exemplo claro disto em 2 Samuel 7: 14. O povo de Israel, no entanto, também é frequentemente comparado com um filho de Deus, por exemplo em Deuteronómio 14: 1.

No Novo Testamento, Filho de Deus significa sempre Jesus.

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.16.16
Siga-nos em: