Sociedade Bíblica de Portugal

Família e corpo humano

+Bíblia
A Doença e a Cura em Jesus Ben Sira

Nos tempos bíblicos, muitos desconfiavam do trabalho dos médicos. Mas do erudito Jesus Ben Sira, ouvimos uma mensagem diferente. Para ele, a doença de alguém era uma consequência do pecado contra o seu Criador, mas ainda assim o doente deve procuar um médico para receber a cura. 

+Bíblia
A Joalharia na Antiga Israel

Os arqueólogos encontraram os seguintes items de joalharia em Israel, a maioria dos quais também são mencionados na Bíblia:

+Bíblia
Bebé

Não se sabe muito sobre o cuidado de crianças na época da Bíblia.

+Bíblia
Capa

A capa ou veste exterior era usada por cima da túnica. Homens e mulheres usavam vestes exteriores.

+Bíblia
Casamento

Há poucas descrições de casamento na sua vertente legal na Bíblia. No entanto, o casamento desempenha um papel importante nas  histórias do Antigo Testamento e nas histórias do Novo Testamento.
A maioria das culturas do Antigo Oriente Próximo pressupunham o casamento monógamo. Porém, a figura das concubinas também existia.
A Bíblia também prevê leis e regulamentos quanto ao  divórcio.

+Bíblia
Casamento no Antigo Testamento

Os costumes que regiam o casamento no Antigo Testamento são aparentes sobretudo nas narrativas. As leis relativas ao casamento são poucas em número.

+Bíblia
Casamento no Novo Testamento

No Novo Testamento, o casamento é de caráter patriarcal (iniciado pelo homem), como no Antigo Testamento: o homem casava, a mulher era casada com ele.

+Bíblia
Cinto

O cinto era uma faixa larga de pano usada à volta do tronco. Era quase sempre de linho, por vezes de couro. O cinto podia ser usado com uma túnica ou uma capa. As dobras da larga tira de pano poderiam ser usadas como uma espécie de bolsa para transportar pequenos objetos.

+Bíblia
Circuncisão

Tantos os israelitas como os povos seus vizinhos costumavam circuncidar os homens. Na Bíblia, a circuncisão significa a ablação do perpúcio, no orgão sexual masculino. Não se conhece a prática da circuncisão feminina. Pode encontrar-se mais informação acerca da circuncisão em:

+Bíblia
Clã

Cada tribo consistia em vários clãs. Portanto, o clã é a segunda maior unidade da antiga sociedade israelita. Os membros de um clã são parentes (distantes).

+Bíblia
Cobertura Para a Cabeça

Nos tempos bíblicos, os homens e as mulheres usavam um pano em volta da cabeça como cobertura para a cabeça.

+Bíblia
Concubina

Nos tempos do Antigo Testamento, um homem não só podia ter várias esposas, mas também uma ou mais concubinas. Essas concubinas tinham um estatuto mais baixo e o seu principal propósito era o de gerar filhos. Eram também um símbolo de riqueza e poder. Não há referência a concubinas no Novo Testamento.

+Bíblia
Coração

Na Bíblia, o coração não tem apenas uma função física, mas também uma função espiritual. É o lugar do nosso corpo onde as emoções, sentimentos, coragem, discernimento, conhecimento e sabedoria podem ser encontrados. O coração é o símbolo da pessoa interior, em todos os aspetos.

+Bíblia
Crianças

Nos tempos bíblicos, era importante ter filhos. A falta de filhos era considerada um grande problema. Ao contrário de hoje em dia, as crianças também eram uma necessidade prática.

+Bíblia
Dever de Levirato

O dever de Levirato é um costume bíblico, também conhecido como casamento de Levirato ou casamento de cunhado (levir é a palavra em latim para cunhado). Se um homem morresse sem filhos, o seu irmão ou outro homem de família teriam de casar com a viúva.

+Bíblia
Divórcio

No mundo bíblico, o divórcio é um costume legítimo. Um marido poderia mandar embora a sua esposa, se já não quisesse estar casado com ela.

+Bíblia
Doença

Na Bíblia, são mencionados todos os tipos de doenças e deficiências diferentes: a deficiência motora, cegueira, surdez, vários tipos de afeções cutâneas (como o termo hebraico tzaraath), febres, etc. Na realidade, o número de doenças que existiam no mundo no tempo da Bíblia deve ter sido muito maior, pois na Antiguidade não havia muitos recursos em termos de assistência médica.

+Bíblia
Dote

Quando uma mulher casava, o marido (a família) tinha de pagar um dote ou um preço nupcial.

+Bíblia
Entrada de túmulo
+Bíblia
Família

No tempo da Bíblia, a família era muito importante. Família, neste caso, significava família extensa, pai e esposa (ou esposas), filhos, noras, netos e escravos.

+Bíblia
Filho e Filha

As palavras "filho" e "filha" em hebraico indicam em primeiro lugar um relacionamento familiar direto, como em português. 

+Bíblia
Funeral

Em Israel, havia uma variedade de costumes diferentes que diziam respeito aos funerais, muito semelhantes aos das culturas ao seu redor.

+Bíblia
Herança

Após a morte do pai, os filhos receberiam os seus bens como herança. O filho mais velho recebia uma porção dupla, o direito de primogenitura. Podia elaborar-se um testamento durante a vida para detalhar como quaisquer posses deveriam ser divididas.

+Bíblia
Joalharia e Maquilhagem na Antiga Israel

Na antiga Israel, assim como na sociedade moderna, investia-se muito tempo e esforço na aparência. Não apenas as mulheres ricas, mas também as menos ricas, usavam jóias, maquilhagem, cuidavam do corpo com cremes e loções aromáticas e perfumes. Na Bíblia, há referências frequentes a jóias e produtos para cuidar da aparência.

+Bíblia
Lavagem dos Pés

Na Bíblia, há relatos frequentes de pessoas que lavam os próprios pés ou a outras pessoas. A lavagem dos pés era necessária, porque nos tempos bíblicos era hábito usar-se sandálias abertas e os pés sujavam-se rapidamente. Além disso, a lavagem dos pés também fazia parte das regras de pureza para os sacerdotes. Por fim, lavar os pés de alguém também pode ser um gesto de hospitalidade.

+Bíblia
Luto

Quando alguém morria, havia uma variedade de rituais que permitiam que as pessoas lamentassem.

+Bíblia
Maquilhagem e Cuidado do Corpo na Antiga Israel

No clima quente e seco do antigo Oriente Próximo, os cuidados com a pele eram quase tão comuns quanto agora e até possuíam técnicas bastante desenvolvidas. As mulheres aplicavam pomadas perfumadas para proteger a pele do ressecamento. Também maquilhavam o rosto com cores vivas, usavam perfume e pintavam as unhas com verniz.

+Bíblia
Nomear

No Antigo e no Novo Testamento, os nomes têm  geralmente um significado. Em muitas das histórias, é a mãe que escolhe o nome do filho a seguir ao nascimento.

+Bíblia
O Mundo dos Mortos no Antigo Testamento

No Antigo Testamento, o mundo dos mortos é um lugar subterrâneo onde estão os mortos. Não é possível regressar deste submundo, ainda que ressuscitar alguém não seja impossível na Bíblia.

+Bíblia
O Mundo dos Mortos no Novo Testamento

As ideias acerca da vida depois da morte presentes no Novo Testamento correspondem às do Antigo Testamento, mas é verdade que também foram influenciadas pelo pensamento judaico e grego tardios sobre a ressurreição e o julgamento final. Em Paulo, a ênfase é posta na morte e ressurreição de Jesus. Os crentes morreram com Jesus e terão vida eterna com ele.

+Bíblia
Óleo de Unção

O óleo da unção consistia numa mistura de óleo e fragrâncias. Misturar o óleo da unção era um trabalho para um profissional: um membro do grémio de perfumistas.

+Bíblia
Ossário
+Bíblia
Resgate

O resgate é um costume familiar no Antigo Testamento. Tinha a intenção de assegurar que tanto as pessoas como os bens materiais (como as propriedades) permaneciam na família de um dado indivíduo.

+Bíblia
Sandálias

Quando se mencionam sapatos na Bíblia, geralmente significa sandálias. As sandálias eram feitas de couro e presas nos tornozelos com tiras.

+Bíblia
Sandálias
+Bíblia
Sepultura

Nos tempos bíblicos, os mortos eram normalmente enterrados. Deixar um corpo desenterrado ou cremá-lo era visto como uma punição severa.

+Bíblia
Sepultura

Quando as pessoas morriam, eram enterradas. Havia diferentes tipos de sepulturas, as sepulturas no chão ou um espaço escavado numa rocha eram as mais comuns.

+Bíblia
Tribo

Na Bíblia, o povo de Israel é dividido em doze tribos. No mundo do Antigo Testamento, uma tribo é um conjunto de pessoas que pertenciam ao mesmo grupo. As pessoas de uma tribo estão relacionadas umas com as outras de algum modo.

+Bíblia
Túmulo
+Bíblia
Túmulo na Pedra

Em Israel, as pessoas eram enterradas em túmulos cortados em rocha desde o período do Primeiro Templo (por volta do século VIII antes de Cristo até 586 aC) até o final do período do Segundo Templo (primeiro século aC a 70 dC).

+Bíblia
Túnica

A túnica, enquanto roupa de baixo, era uma camisa usada por baixo do manto, tanto por homens quanto por mulheres.

+Bíblia
Tzaraath

A palavra hebraica Tzaraath é o termo usado para várias doenças da pele e problemas como o eczema. Podemos encontrar em objetos um tipo semelhante de erupção cutânea ou descoloração..

+Bíblia
Unção

A unção envolve derramar óleo sobre a cabeça ou os pés de alguém ou esfregar partes do corpo com óleo.

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.21.9
Siga-nos em: