Sociedade Bíblica de Portugal

Resgate

O resgate é um costume familiar no Antigo Testamento. Tinha a intenção de assegurar que tanto as pessoas como os bens materiais (como as propriedades) permaneciam na família de um dado indivíduo.

Resgate pela família

Se alguém tivesse tido de vender a si mesmo como escravo de modo a poder pagar dívidas, podia ser resgatado por um membro da família. Mesmo que alguém tivesse tido de vender também a sua casa ou propriedade, tudo podia ser comprado de volta por um familiar.
Se o campo de alguém não fosse resgatado por um membro da família, o proprietário original teria de novo a posse do seu terreno no ano de Jubileu.

Resgate em Rute

No livro bíblico de Rute, o resgate está também ligado ao casamento de Levirato. Neste caso, o membro mais próximo da família não deveria apenas comprar o terreno de Elimelec para evitar que estranhos tomassem posse dele, mas teria também de casar com Rute para assegurar que o marido falecido teria descendência. Quando esse membro da família recusa, Booz é a pessoa que tem de assumir estes deveres para si mesmo. 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.16.16
Siga-nos em: