Sociedade Bíblica de Portugal

Herança

Após a morte do pai, os filhos receberiam os seus bens como herança. O filho mais velho recebia uma porção dupla, o direito de primogenitura. Podia elaborar-se um testamento durante a vida para detalhar como quaisquer posses deveriam ser divididas.

Dentro da família

Em princípio, as raparigas não receberiam herança, mas apenas um dote quando se casavam. No entanto, se alguém morresse e não tivesse filhos, a sua riqueza iria para a(s) filha(s). Se alguém morresse sem filhos, os seus bens iriam para os seus irmãos. Em resumo, a riqueza deveria sempre permanecer dentro da família (ver Números 27: 1-11).

Os escravos também podiam herdar. Um exemplo disso pode ser encontrado em Génesis 15: 2-4, onde Abraão está preocupado com o facto de que as suas posses possam ir para o seu escravo Eliézer. Na parábola dos rendeiros em Mateus 21: 33-44, podemos ver que os servos também poderiam herdar uma vinha se não houvesse filhos.

Viúva

A viúva não herdava nada. Poderia, no entanto, casar com o seu cunhado para poder ter filhos, e assim garantir o seu futuro. 

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.16.16
Siga-nos em: