Sociedade Bíblica de Portugal

Tzaraath

A palavra hebraica Tzaraath é o termo usado para várias doenças da pele e problemas como o eczema. Podemos encontrar em objetos um tipo semelhante de erupção cutânea ou descoloração..

Visita ao sacerdote

Se alguém sofria com esse tipo de problema de pele, tinha de ir mostrar-se ao sacerdote. Se este confirmasse que era uma doença de pele grave, essa pessoa tinha de ser isolada da comunidade porque era impura. Isto impediria que outras pessoas se tornassem impuras também.

Quando a doença parecia ter desaparecido, isso também tinha de ser confirmado pelo sacerdote. Se ele declarasse que a pessoa estava curada, haveria um ritual de purificação no altar.

Exclusão da comunidade

Se não estivesse claro se era uma doença de pele grave ou não, a pessoa tinha de ser excluída da comunidade durante sete dias. Se a erupção não mudasse naquele tempo, a pessoa não era impura. No entanto, se a erupção piorasse, o paciente acabaria por ser expulso da comunidade.

O doente não poderia retornar até que a aflição tivesse passado. Enquanto isso, teria de cobrir o bigode e a barba e não podia aproximar-se dos outros. Para impedir que isso acontecesse inadvertidamente, tinha de gritar "impuro, impuro" caso alguém se aproximasse dele.

Lepra

Em muitas traduções, tzaraath é traduzido como "lepra". No entanto, os sintomas descritos para tzaraath não são os mesmos da lepra, que de facto não existia na época do Antigo Testamento. Além disso, a pele e os membros afetados pela lepra não têm hipótese de melhora, enquanto que no caso da doença descrita no Antigo Testamento, havia a hipótese de recuperação.

O termo tzaraath tem um significado mais amplo no Antigo Testamento. É um termo genérico para várias aflições diferentes. Pode aplicar-se ao bolor ou o apodrecimento nas casas e nos tecidos, como a  lã e o couro. As casas e os objetos também podiam tornar-se impuros.

Bolor em casas e em tecidos

É interessante notar que a descrição de tzaraath para pessoas e objetos mostra uma forte correlação. Não são apenas os sintomas que são semelhantes, mas também as consequências: o isolamento aplica-se tanto a pessoas como a objetos afetados. Por fim, o ritual de purificação que o sacerdote realiza após declarar alguém ou algo limpo é semelhante tanto para pessoas como para casas (ver Levítico 13-14).

 

 

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.16.16
Siga-nos em: