Sociedade Bíblica de Portugal

Doença

Na Bíblia, são mencionados todos os tipos de doenças e deficiências diferentes: a deficiência motora, cegueira, surdez, vários tipos de afeções cutâneas (como o termo hebraico tzaraath), febres, etc. Na realidade, o número de doenças que existiam no mundo no tempo da Bíblia deve ter sido muito maior, pois na Antiguidade não havia muitos recursos em termos de assistência médica.

Causas

Na Antiguidade, as pessoas supunham que as doenças eram causadas por forças externas a elas mesmas. Poderiam ser outras pessoas, mas também demónios ou divindades.

Na Bíblia, as doenças também são vistas, por vezes, como um castigo de Deus. Para melhorar, a pessoa doente deve reconciliar-se com Deus.

Cura

Não sabemos exatamente como as pessoas tentavam curar as doenças. As feridas eram tratadas com óleo, vinho, figos secos e bálsamos. Por exemplo, o Bom Samaritano usou vinho e azeite para tratar as feridas do homem que tinha sido atacado por ladrões ( Lucas 10: 34).

Naaman teve de mergulhar no rio Jordão sete vezes ( 2 Reis 5: 13-14) para ser curado, e Ezequias foi curado quando colocaram figos secos nas suas feridas ( 2 Reis 20: 1-11 ).

Médicos

Havia médicos, mas estes, geralmente, não conseguiam curar as pessoas. Eram frequentemente vistos como fraudes. Jeremias lamenta ironicamente que o seu povo não seja curado, embora haja muitos médicos em Guilead ( Jeremias 8: 22-9: 6). O facto de um rei procurar ajuda de charlatões e mentirosos pode ser visto como falta de fé em Deus ( 2 Crónicas 16: 12).

No entanto, do estudioso judeu Jesus Ben Sira (um livro deuterocanónico), temos um ponto de vista diferente. Para ele, está claro que a doença é causada pelo pecado do homem contra o seu Criador, mas Ben Sira acha também que as pessoas doentes devem procurar um médico para serem curadas. Sira escreveu um tratado completo sobre a consulta de médicos (ver Ben Sira 38 e doença e cura por Ben Sira).

Histórias sobre doenças

Tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento, existem várias histórias sobre doenças. Os exemplos do Antigo Testamento são:

  • doença e cura do rei Ezequias: 2 Kings 20;
  • doença de Daniel depois de ter uma visão: Daniel 8: 27.

No Novo Testamento, é principalmente Jesus quem cura: 

  • a sogra doente de Simão (Pedro): Marcos 1: 29-31;
  • o escravo doente do centurião: Lucas 7: 1-10;
  • o homem que esteve doente durante 38 anos João 5: 1-13.

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.16.16
Siga-nos em: