Sociedade Bíblica de Portugal

Casamento no Novo Testamento

No Novo Testamento, o casamento é de caráter patriarcal (iniciado pelo homem), como no Antigo Testamento: o homem casava, a mulher era casada com ele.

Idade média

Não se sabe qual a idade média para o casamento no Novo Testamento. Provavelmente, seria semelhante à situação nos países vizinhos, onde os jovens tinham em média dezoito anos e raparigas 12,5 anos quando se casavam.

Abstinência

No primeiro século d.C, havia também pessoas que preferiam não se casar. Esperavam a chegada iminente do Messias. Depois disso, não haveria mais sexualidade nem casamento.

Além disso, houve movimentos filosóficos influentes que adotaram uma visão negativa da sexualidade e que eram contra o casamento.

Paulo e o casamento

Paulo fala sobre o casamento algumas vezes. Não acha que seja necessário que os cristãos se casem (veja 1 Coríntios 7).

Crê, no entanto, que as pessoas que são casadas não devem praticar abstinência. Por não fazerem sexo com o próprio parceiro, as pessoas seriam absolutamente suscetíveis à imoralidade.

Casamento como metáfora

No Novo Testamento, o casamento também é usado como metáfora. Por exemplo, em 2 Coríntios 11: 1-4. Lá, a igreja de Corinto é comparada com a noiva de Cristo.

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.16.16
Siga-nos em: