Antecedentes de Paulo
Paulo cresceu em Tarso. Mais tarde, foi evidentemente a Jerusalém. Como judeu piedoso, tentou erradicar os seguidores judeus de Jesus Cristo. Trabalhava como artesão para se sustentar.
Em Tarso
A cidade de Tarso, na Ásia Menor, tinha uma atmosfera helenística e greco-romana. A língua franca era, como em muitas cidades do extenso Império Romano, grega. É provável que a comunidade judaica em Tarso à qual Paulo pertencia tenha sido fortemente influenciada pela cultura grega dominante daqueles dias.
Paulo falava grego, escrevia em grego e participava da cultura grega. De acordo com Atos 21: 40 e 22: 2, Paulo também falava hebraico.
Em Jerusalém
No livro de Atos
Um fariseu
Paulo era um fariseu
Paulo nos diz que, antes de sua conversão, também ele seguiu meticulosamente os regulamentos, leis e tradições judaicas e tentou cumprir todos os mandamentos de Deus ( Gálatas 1: 14).
Um perseguidor da igreja
O zelo de Paulo chegou ao ponto de ver os seguidores judeus de Jesus Cristo
Um artesão
Em Atos 18: 3, lemos que Paulo era um fabricante de tendas e que trabalhava o couro. Ele próprio comenta nas suas cartas que se sustentava a si mesmo pelo trabalho árduo ( 1 Coríntios 4: 12 e 1 Tessalonicenses 2: 9). Com isto, declara-se independente e livre para proclamar o evangelho como bem entende ( 1 Coríntios 9).