Paulo
Paulo, um judeu, é o pregador do evangelho mais bem conhecido do primeiro século da era cristã. De acordo com o livro de Atos dos Apóstolos, era da cidade de Tarso e era ainda um cidadão romano.
Dois nomes
Como muitos judeus daquele tempo, Paulo tinha um nome hebreu e um nome grego. No Novo Testamento, é geralmente conhecido pelo seu nome grego, Paulo. Este nome quer dizer ‘pequeno’ ou ‘diminuto’. O próprio Paulo escreve cartas assinando com este nome.
No início do livro de Atos, Paulo é chamado de ‘Saulo’, o seu nome hebreu. A partir de Atos 13:9, ou pouco depois da sua XtopicX_2856_conversão, o autor de Atos prefere usar o nome ‘Paulo’.
Em Atos 9:4-7, tanto Jesus como Ananias dirigem-se a Paulo usando o seu nome hebreu ‘Saulo’. Este nome quer dizer ‘aquele que foi pedido’, e é também o nome do primeiro rei de Israel (1 Samuel 9).
A religião e família de Paulo
Não se sabe muito sobre as origens de Paulo, os seus pais ou a sua família. Em todo o caso, era um judeu da XtopicX_2171_tribo de Benjamim (Romanos 11:1; Filipenses 3:5). De acordo com Atos 23:16, tinha uma irmã, que por sua vez tinha um filho. Este salvou Paulo de uma situação perigosa.
Podemos concluir a partir de 1 Coríntions 7:7 que ele não era casado quando escreveu esta carta. Não podemos ter a certeza se permaneceu solteiro até ao fim da sua vida.
Em Filipenses 3:5, Paulo refere que é um fariseu. De acordo com Atos 22:3, Paulo menciona que era discípulo de Gamaliel, um fariseu muito importante.
Lugar de Nascimento
É provável que Paulo tenha nascido um pouco antes do início da nossa era. De acordo com Atos 22:3, nasceu na cidade de Tarso. Esta cidade localizava-se na Ásia Menor e naquele tempo era a capital da província romana da Cilícia.
Havia aí uma comunidade judaica, sendo provável que fosse aí que Paulo e a sua família lhe pertencessem.
Cidadão Romano
O autor de Atos diz-nos que Paulo era XtopicX_93_cidadão romano (Atos 22:25-29; Atos 23:27). Isto quer dizer que tinha certos direitos. Este facto explica porque não podia ser aprisionado, chicoteado ou crucificado, sem antes ser levado a tribunal. No entanto, Paulo não menciona o facto de ser cidadão romano nas suas XtopicX_265_cartas.