Paulo e os Judeus
Paulo tenta converter o maior número possível de pessoas. Nesse sentido, não faz distinção entre judeus e não-judeus. Diiz a todos que serão salvos por Deus se apenas crerem em Jesus Cristo.
Muitos não-judeus chegam à fé através da mensagem de Paulo. A maioria dos judeus, no entanto, não escuta Paulo e rejeita a sua mensagem.
Paulo adapta-se
Ao contrário da maioria dos judeus dos seus dias, Paulo pensa que Deus não é apenas o Deus dos judeus, mas também dos não-judeus. Para Deus, todas as pessoas são iguais. O Evangelho
Paulo tenta sempre adaptar-se às pessoas com quem tem de lidar. Acredita que Isto aumenta as possibilidades das pessoas o ouvirem. Assim, Paulo não guarda a lei judaica quando prega o evangelho aos não-judeus. Mas sempre que está com judeus, mantém fielmente todos os preceitos da lei judaica ( 1 Coríntios 9: 19-23).
Mensagem de Paulo
Muitos não-judeus ouvem Paulo e chegam à fé. Estão contentes por serem salvos por Deus e por terem a vida eterna. Além disso, Paulo diz-lhes que não precisam de cumprir a lei judaica. Por exemplo, não precisam de ser circuncidados
A maioria dos judeus, no entanto, não dá ouvidos a Paulo. Acham que são salvos por Deus porque são o povo de Deus e porque fazem o possível por cumprir a lei judaica ( Romanos 3: 21-31). Por causa disto, crêem que a mensagem de Paulo está completamente errada.
A angústia de Paulo
Paulo está angustiado por ver que a maioria dos judeus se recusa a acreditar em Cristo Jesus