Sociedade Bíblica de Portugal

Satanás no Novo Testamento

No Novo Testamento, Satanás é o grande oponente de Deus, responsável pelo mal no mundo.

Satanás como anjo caído

A partir do segundo século a.C., desenvolve-seuma nova imagem de Satanás. Em alguns textos judaicos, ele foi descrito como arqui-inimigo de Deus. Era visto como o senhor do reino das trevas e o governante dos espíritos maus. Outro nome para Satanás é "o diabo", que é derivado da palavra grega diabolos, "difamador", que às vezes é usada na Septuaginta como tradução para a palavra hebraica satan. Originalmente, é dito que Satanás foi um anjo de escalão elevado, que liderou um grupo de anjos numa rebelião contra Deus. O texto bíblico que forma a base para essa ideia é Génesis 6: 2-4.

Na tradição cristã, a imagem do diabo que tenta o homem a cair em pecado ganhou prevalência. Como serpente, tentou os primeiros humanos e trouxe pecado e decadência ao mundo.

Satanás no Novo Testamento

No Novo Testamento, Satanás é o governante do reino das trevas. O seu reino abrange o mundo inteiro (compare {Mateus 4: 1-11%} e 1 João 5: 19), bem como as potestades do ar e do céu ( Efésios 6: 12).

As pessoas que não acreditam em Jesus Cristo caem sob o domínio de Satanás. Quem começa a acreditar nele passa do reino das trevas para o reino da luz. Mas Satanás continua a ser o tentador, e qualquer um que perde a sua fé cai nas mãos de Satanás ( 1 João 2: 18-19).

Vitória sobre Satanás

No livro de Apocalipse, Satanás é o dragão derrotado pelo arcanjo Miguel. Aqui, Satanás representa o poder do mal. Eventualmente, o diabo e todos os seus seguidores serão derrotados numa grande batalha final. O poder de Satanás será então quebrado para sempre e ele e os seus anjos serão lançados no fogo eterno ( Apocalipse 20: 1-10).

Outros nomes para Satanás

Outros nomes para Satanás são Lúcifer (da tradução em latim da palavra "estrela da manhã" em Isaías 14: 12), e os termos hebraicos Belial ou Beliar e Belzebu} }


Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.20.14
Siga-nos em: