Sociedade Bíblica de Portugal

Aliança no Antigo Testamento

Uma aliança no Antigo Testamento (a palavra hebraica berit) é uma promessa solene que é feita mediante juramento. Uma aliança cria um relacionamento entre duas entidades. Esse relacionamento tem o seu ordenamento nas condições do pacto: as obrigações impostas a uma ou ambas as partes.

A aliança era, depois da família, a base mais importante para o relacionamento entre as pessoas. Portanto, desempenha um papel fundamental na história e religião de Israel.

Diferentes tipos de aliança

No Antigo Testamento, havia quatro tipos diferentes de acordo que eram chamados de “convénio” (berit):

  • acordos de soberania: registam os deveres que um governante impõe a um súbdito. Um exemplo é o tratado entre o rei da Babilónia e o seu vassalo, o rei Zedequias de Judá ( Ezequiel 17: 13). 
  • aliança entre iguais: ambas as partes comprometem-se com a outra através de um juramento. Fazem-no para manter a paz ou para formar uma aliança (militar), por exemplo. Exemplos disto são a aliança entre Abraão e Abimelec ( Génesis 21: 25-32), e a aliança entre Israel e Judá e algumas nações estrangeiras (veja, por exemplo, 1 Reis 15: 19).
  • mecenato: a parte dominante impõe certas obrigações a si mesma em auxílio à parte subordinada. Exemplos disto são as alianças entre Deus e Abraão e Deus e David.
  • uma promessa sob juramento: este é um desenvolvimento posterior da aliança, envolvendo apenas uma parte. O objetivo não é estabelecer um relacionamento entre duas partes, mas garantir que certas obrigações sejam cumpridas. Um exemplo é a aliança de Josias. Josias e o povo prometem a Deus, sob juramento, aderir às exigências do livro da aliança que foi encontrado no templo ( 2 Reis 23: 3).

Alianças religiosas

No Antigo Testamento, além das alianças seculares entre dois (grupos de) pessoas, também existem alianças religiosas. Neste caso, Deus faz uma aliança com o povo ou com um indivíduo. Podemos estabelecer uma distinção neste caso, entre:

a. alianças em que Deus faz uma promessa, como acontece com:

b. alianças em que certas obrigações são impostas ao povo, como:

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.20.14
Siga-nos em: