Sociedade Bíblica de Portugal

Festa da Lua Nova

Segundo a tradição bíblica, o início de cada novo mês deve ser comemorado. Este festival é chamado de Festa da Lua Nova ou Rosh Chodesh, que significa "começo do mês".

Instruções

Havia várias instruções para a Festa da Lua Nova. No primeiro dia do mês, tocava-se uma trombeta e, de acordo com Números 28: 11-15 eram trazidas várias ofertas queimadas, ofertas de cereais e libações. Além disso, era comum fazer-se uma refeição festiva (ver, entre outros 1 Samuel 20: 11-34).

O profeta Amós sugere que é proibido trabalhar na Festa da Lua Nova: “Vocês dizem: queremos que passem depressa as festas da Lua Nova, para sermos abastecidos de cereais, e que passe depressa o sábado, para podermos vender mais trigo, aumentando os preços.” ( Amós 8: 5).

No entanto, não há embargo explícito contra o trabalho durante a Festa da Lua Nova em nenhum livro da Bíblia.

Tradições

A Festa da Lua Nova perdeu importância ao longo do tempo. Ainda é visto como um dia alegre, motivo pelo qual é proibido jejuar ou ficar de luto naquele dia.

O dia também é visto como o dia perfeito para se casar. Há outras tradições, como dar dinheiro aos pobres e acender velas.

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.16.20
Siga-nos em: