Sociedade Bíblica de Portugal

Direitos do Primogénito (Direito de Primogenitura)

O filho mais velho recebia uma parcela dupla da herança - isso é chamado de direito de nascimento ou direito de primogenitura.

Direitos e responsabilidades especiais

O filho mais velho tinha direitos e responsabilidades especiais em relação à sua família. Recebia uma dupla parte da herança, como podemos ler, entre outros livros da Bíblia, em Génesis 25: 30-33.

No entanto, era também a pessoa responsável nos assuntos da família, devendo cuidar dela materialmente ou executar a vingança (ver vingança de sangue).

Guardado para Deus

Também no caso dos animais, o primogénito era especial. As pirimeiras crias do gado, ovelhas e cabras eram guardados para Deus. Poderiam ficar com a mãe durante sete dias, mas no oitavo dia eram sacrificados. De acordo com Êxodo 13: 11-16, isto também se aplicava aos filhos mais velhos. Mas, neste caso, era paga uma quantia em dinheiro ao sacerdote. Esta dedicação dos primogénitos a Deus era um lembrete da libertação do Egito. Nessa ocasião, Deus matou o primogénito dos homens e dos animais do Egito.

O povo de Israel como primogénito

O povo de Israel é por vezes chamado de primogénito de Deus. Isto indica também o seu estatuto especial.

Jesus também é chamado de primogénito por várias vezes, no Novo Testamento. É o primogénito de todos os seus irmãos e irmãs ( Romanos 8: 29) e de toda a Criação ( Colossenses 1: 15).

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.20.14
Siga-nos em: