Sociedade Bíblica de Portugal

Crianças

Nos tempos bíblicos, era importante ter filhos. A falta de filhos era considerada um grande problema. Ao contrário de hoje em dia, as crianças também eram uma necessidade prática.

Dom de Deus

As crianças eram consideradas um dom de Deus ( Salmo 127: 3). Ter filhos garantia que o nome do pai tinha continuidade. Além disso, desde tenra idade, as crianças ajudavam no trabalho em casa e no campo. Finalmente, cuidavam dos pais quando eles ficavam mais velhos e precisavam de ajuda.

Sem filhos

As mulheres sem filhos não contavam. A esterilidade causava conflitos na família. Ana, por exemplo, foi alvo de troça de Penina, em 1 Samuel 1: 6. E Raquel ficou com ciúmes da irmã Lia, que teve filhos ( Génesis 30: 1).

A falta de filhos era frequentemente vista como um castigo de Deus. Era Ele quem determinava se uma mulher engravidaria ou não. Encontramos essa ideia em Génesis 29: 31, por exemplo.

Levar uma criança ao colo

Se uma mulher continuasse sem filhos, ela poderia ter filhos gerados por uma concubina. É o que acontece, entre outras passagens, em Génesis 30: 3, onde Raquel dá a sua serva Bilá ao seu marido Jaob como esposa. Quando Bilá engravida e tem um filho, Raquel diz que levará a criança "sobre os meus joelhos" (ARC). Ao dizer isso, ela assume a criança como sua ( Génesis 30: 6).

Vemos a mesma coisa no livro de Rute, onde Naomi leva o filho de Rute no colo. A partir desse momento, os vizinhos chamam Obed de "filho de Noémi" ( Rute 4: 17).

Filhos e filhas

As crianças pequenas tinham muito pouco a contribuir na sociedade. Quanto mais velho alguém era, mais importância social tinha. No tempo da Bíblia, os filhos eram muito mais importantes que as filhas (ver filho e filha). Isto porque os filhos homens ficavam a viver com a família original, mesmo após o casamento. Deste modo, poderiam cuidar dos seus pais.

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.20.14
Siga-nos em: