Sociedade Bíblica de Portugal

Textos-fonte

+Bíblia
Crítica Textual do Antigo Testamento: Desenvolvimento

Quando a crítica textual como disciplina começou, a pesquisa concentrou-se principalmente nas diferenças entre manuscritos e traduções hebraicas. Se houvesse uma discrepância entre dois manuscritos, ou entre manuscritos e traduções, era feita uma pesquisa sobre a provável variante original. Dessa maneira, os estudiosos tentaram descobrir quais variantes se haviam desenvolvido posteriormente.

+Bíblia
Crítica Textual do Antigo Testamento: Jeremias como Exemplo

Foram encontrados seis manuscritos de Jeremias em Qumran. Dois desses manuscritos (4QJerb e 4QJerd) divergem do texto padrão. Estas versões de Jeremias são mais curtas. Há ainda  versículos que aparecem numa ordem diferente.

+Bíblia
Crítica Textual do Antigo Testamento: Qumran

Foram encontradas secções de todos os livros do Antigo Testamento em Qumran,  exceto Ester. Nalguns casos, foram encontrados apenas fragmentos, mas noutros quase todo o texto foi encontrado, como o de Isaías.

+Bíblia
Crítica Textual do Novo Testamento

Temos muitos manuscritos e papiros dos textos do Novo Testamento. Alguns datam de pouco tempo depois do tempo em que os livros do Novo Testamento foram escritos. A crítica textual do Novo Testamento faz uso de todos esses textos.

+Bíblia
Crítica Textual do Novo Testamento: História

Erasmo (1469? -1536) foi um dos primeiros a pesquisar o texto grego do Novo Testamento e foi o primeiro a publicar um Novo Testamento em grego. Erasmo usou o novo texto grego para criar uma nova versão do Novo Testamento em latim que seria melhor que a Vulgata.

+Bíblia
Manuscritos do Mar Morto

Os Manuscritos do Mar Morto - também chamados de manuscritos de Qumran - foram encontrados por volta de 1947 nas cavernas de Qumran, em Israel. São rolos e fragmentos de rolos de livros, escritos nos últimos séculos antes do início da nossa era. Existem milhares de fragmentos, de aproximadamente mil pergaminhos diferentes. Somente cerca de dez pergaminhos foram preservados, estando (quase) completos.

+Bíblia
Novum Testamentum Graece

O Novum Testamentum Graece é a edição de texto mais usada do Novo Testamento Grego. Aparecem regularmente novas edições desde 1898. Esta série de edições é conhecida como Nestle-Aland, nomeada em homenagem aos famosos Eberhard Nestle e Kurt Aland, responsáveis ​​pelas primeiras edições.

+Bíblia
Texto Massorético

O texto massorético é o texto hebraico padrão do Antigo Testamento. Originalmente, as palavras neste texto estavam escritas apenas em consoantes. Mais tarde, no início da Idade Média, foram adicionadas vogais ao texto. Esta adição de sinais vocálicos é chamada de "vocalização".

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.20.14
Siga-nos em: