Sociedade Bíblica de Portugal

Descobre

+Bíblia
Descobre Fiabilidade Histórica

Lembro-me muito bem daquela noite. Tinha estado com amigos e, ao deitar-me, dei por mim a pensar que tinha conseguido praticamente tudo o que desejara.
Devia estar feliz e satisfeito com a vida, mas não era assim que me sentia. Eram tantas as dúvidas sem resposta (será que a vida é só isto? Será que há um significado maior por trás de tudo?), que qualquer felicidade que sentisse era logo abafada.
A minha vida avançava de projeto em projeto, objetivo atrás de objetivo, mas eu acabava sempre por voltar à mesma pergunta: será que a vida tem sentido ou é só
o resultado cego de uma mistura entre matéria, tempo e o acaso? Haverá algo para além disto?
Foi então que um amigo me ofereceu uma cópia do evangelho de João, que é um relato da vida de Jesus. Já sabia uma ou outra coisa acerca de Jesus, mas nunca tinha lido os textos antigos. Sentei-me e comecei a ler com o revólver do ceticismo carregado e pronto a disparar.
Eu não estava preparado para o Jesus que encontrei.
Se ele era um mestre que ensinava princípios morais, porque queriam os líderes religiosos acabar com ele?
Ninguém tem dúvidas de que um morto depois de sepultado não sai do túmulo, mas Jesus desafiou esse princípio em todos os funerais a que foi. Eu esperava uma leitura religiosa aborrecida, mas Jesus prometeu vida plena a todos os que o seguissem.
Talvez tu também tenhas perguntas. Talvez nunca tenhas analisado as palavras e atos de Jesus. A biografia dele que aqui está foi escrita por João, que presenciou estes eventos e era um dos seus amigos mais íntimos.
Para estudar este livro não é preciso acreditar que a Bíblia é um texto sagrado ou ser uma pessoa religiosa.
Analisa o que está escrito como farias com qualquer documento histórico fiável: com uma mente aberta e disposição para seguir as provas onde elas te levarem.
Se tiveres dúvidas sobre a exatidão histórica do relato de João, vê o vídeo que se segue para saberes mais.
Tens à disposição seis estudos. Cada um deles foi escrito para te ajudar a descobrir ao pormenor quem é Jesus. Se preferires, pega num amigo e façam-nos juntos. Também vais encontrar links para vídeos que te ajudam a interagir com o texto no YouTube no canal Descobre, vê por ti mesmo.
Aproveita esta oportunidade e descobre por ti quem Jesus é e qual a razão para tantas pessoas em todo o mundo acreditarem que através dele descobriram vida.

Tim Rudge, UCCF: The Christian Unions (GBU Britânico)

+Bíblia
Descobre-Estudo A

Na sua obra A Última Palavra, Thomas Nagel afirma: “Quero que o ateísmo seja verdade e, por vezes, o facto de algumas das pessoas mais inteligentes e bem-formadas que conheço terem fé causa-me amargo de boca. Para além de não acreditar em Deus e, como é natural, esperar
ter razão no fim, também espero que Deus não exista. Não quero que exista um Deus; não quero um Universo em que Deus exista.

+Bíblia
Descobre-Estudo B

“Resigna-te à tristeza, que dura toda a vida, que vem de nunca conseguirmos estar satisfeitos.” Tal como muita gente, a famosa autora Zadie Smith descobriu que a satisfação é difícil de manter.

+Bíblia
Descobre-Estudo D

Esta sessão explora o tema doloroso da morte.

+Bíblia
Descobre-Estudo E

O romancista russo e ativista dos direitos humanos Alexander Solzhenitsyn analisou a possibilidade hipotética de eliminar do mundo todas as pessoas más. No final, concluiu que seria impossível: “A linha que divide o bem e o mal atravessa o coração de cada ser humano. E quem está disposto a destruir uma parte do seu próprio coração?”’

+Bíblia
Descobre-Estudo F

O viés de confirmação é a tendência para interpretar novas evidências como uma
confirmação daquilo em que já acreditamos ou das nossas teorias. Na tua opinião, porque é que as pessoas às vezes resistem a questionar e a mudar as crenças que já têm?

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.7
Siga-nos em: